Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Tornar-se um pai de estimação pode ser análogo a ter filhos humanos em certos aspetos. Por um lado, pode se pegar a fazer perguntas muito mundanas, mas altamente específicas e importantes no momento, para as quais não tem respostas imediatas. Uma boa percentagem dessas perguntas pode ser do tipo “o meu animal de estimação pode comer isso?”
Se é dono de um periquito, as respostas podem ser ainda menos intuitivas do que as de um gato ou cachorro. Mas se a sua pergunta hoje é sobre a dieta dos periquitos e, em particular, se os periquitos podem comer laranjas, está com sorte! Esse artigo é para você.
Sim! Especialistas em animais de estimação recomendam alimentar laranjas e outras frutas frescas para periquitos. Os periquitos comem laranjas como parte de uma dieta variada que fornece todos os nutrientes de que precisam para se manterem saudáveis e como uma guloseima doce. No entanto, como frutas como laranjas são ricas em sacarose, deve ter cuidado para não superalimentar laranjas e outros alimentos açucarados.
Os periquitos podem comer sementes de laranja? Sim, as sementes de laranja são seguras para os periquitos digerirem, assim como outras sementes cítricas, como grapefruit ou limão.
Quando compra comida de periquito numa loja de rações para animais de estimação, principalmente ela está carregada com sementes, então parece natural que semente de frutas sejam boas para periquitos. Geralmente, isso é verdade, mas às vezes ainda é difícil saber o que é seguro e o que não é.
Outros tipos de sementes seguras para comer incluem aquelas de:
Sementes de abóbora e abóbora são exemplos de sementes não frutíferas que também são aceitáveis.
As sementes de frutas que NÃO deve alimentar a um periquito são sementes de maçã. Não pode permitir que mastiguem caroços de frutas, como os de nectarinas, pêssegos, cerejas, ameixas, etc. Todos eles contêm cianeto, que pode ser fatal para um periquito, mesmo em pequenas doses.
O que devo alimentar um periquito? Os periquitos podem e devem comer uma grande variedade de alimentos. A semente de pássaros pode suprir grande parte da sua dieta, mas ainda não é suficiente. Complementar a sua alimentação com frutas e vegetais frescos, nozes e outros alimentos garantirá que eles recebam os nutrientes necessários para serem saudáveis.
As laranjas, como sabemos agora, são um ótimo lanche para os periquitos. Além disso, a lista de frutas comestíveis é bem longa. Isso não é surpreendente, considerando que os periquitos são uma espécie de papagaio e se originam dos trópicos da Austrália, onde frutas e bagas carnudas e doces estão naturalmente disponíveis para eles.
Algumas frutas comuns que pode dar ao periquito, além das laranjas, incluem maçãs, bananas, mangas, damascos, melões, abacaxis e cocos. Bagas como mirtilos, amoras e morangos também são adequadas.
Os vegetais frescos são um componente tão importante da dieta do periquito quanto as frutas. Eles contêm uma rica variedade de vitaminas e outros nutrientes, então vale a pena mudar o que alimenta, mesmo dentro desta categoria.
Folhas verdes como couve, alface, espinafre e brotos são uma excelente fonte de vitamina A, E, K e C. Eles também fornecem ao seu periquito doses vitais de fibra, cálcio e zinco. Aqui está uma lista de alguns outros vegetais que são boas opções para periquitos:
Uma palavra de cautela: certas copas de plantas, como as de batatas, podem ser perigosas para o seu periquito, então certifique-se de alimentar apenas as partes que os humanos normalmente comem.
Se estava se perguntando sobre o feijão, boas notícias! O feijão representa uma grande fonte de proteína e fibra para periquitos, no entanto, só deve alimentar os periquitos com feijões cozidos. Os feijões-crus infelizmente são tóxicos para eles.
Tal como acontece com os humanos, as nozes são uma opção fácil e deliciosa de comida saudável para periquitos. Precisará cortá-los para evitar perigos de asfixia; mas os tipos mais comuns que pode comprar no supermercado, como nozes, nozes, amendoins, amêndoas e pistácio, são bons para pássaros.
Os periquitos são, na verdade, granívoros, o que ajuda a explicar porque muitos alimentos para periquitos disponíveis no mercado são inteiramente baseados em sementes. Pode alimentá-los com outras fontes de grãos, bem como pedaços de pão integral e pãezinhos secos, desde que os divida em pequenos pedaços.
Os pellets são outro alimento comum para periquitos. Eles são uma alternativa alimentar diária potencialmente viável ao alpiste para o seu periquito, desde que tome cuidado para obter uma marca de alta qualidade, como as vendidas em lojas de animais.
Quem não gosta de uma boa guloseima ocasionalmente? O seu periquito certamente tem! Com tantas coisas que eles podem (e não podem) comer, pode parecer confuso tentar adivinhar qual coisinha a mais pode ser compartilhada com eles. Felizmente, temos algumas ideias para inspirar você:
A lista de coisas que não deve alimentar o seu periquito é quase tão longa quanto o que você deveria. Os alimentos mais tóxicos a serem evitados são:
Produtos de amendoim também são desencorajados, assim como laticínios, cogumelos, biscoitos e tomates. Esses alimentos podem não ser necessariamente extremamente tóxicos, mas podem deixar o seu periquito doente ou simplesmente não oferecer nutrição.
Como devo alimentar um periquito? Como você alimenta o seu periquito é quase tão importante quanto o que você o alimenta. O mais importante é garantir que a comida esteja em pedaços pequenos o suficiente ou quebre facilmente (para que o periquito não se engasgue), não seja servida quente e não seja alimentada com muita frequência se uma quantidade muito grande representar uma ameaça à saúde.
Os periquitos podem mordiscar certos alimentos com os seus bicos pequenos, mas muitas guloseimas que queremos que eles apreciem são excessivamente difíceis, quase impossíveis ou mesmo perigosas para eles tentarem mastigar por conta própria. Muitas vezes, é uma boa ideia simplesmente cortar frutas, vegetais e outros petiscos em pedaços pequenos. Para um periquito, isso equivale a cerca de um dedo.
Alimentos mais duros, como nozes, devem ser cortados em cubos ainda menores. Os periquitos têm gargantas, estômagos e órgãos internos minúsculos, então seria fácil para eles engasgar ou desenvolver uma compactação, que pode rapidamente se tornar uma ameaça à vida.
As laranjas e outras guloseimas podem ser muito saudáveis para periquitos, como já discutimos. No entanto, a regra de tudo com moderação se aplica aqui. As laranjas são ricas em vitamina C e muito hidratantes, mas também são bastante açucaradas.
Enquanto alguns especialistas recomendam cerca de meia xícara de frutas e vegetais por dia, outros alertam para limitar a alimentação de frutas açucaradas para periquitos cerca de duas vezes por semana.
Só é apropriado alimentar o seu periquito com frutas e vegetais frescos. Remova todos os resíduos não comidos da gaiola no final do dia para evitar que estrague e faça o seu pássaro adoecer. Além disso, evite dar aos periquitos frutas enlatadas, conservadas ou processadas, pois os ingredientes adicionais e os açúcares não são saudáveis para eles.
A vida numa gaiola pode ser muito chata. Além de uma boa nutrição, a outra razão para dar aos periquitos uma variedade de escolhas alimentares é que a mesma comida diariamente realmente os entedia e entorpece as suas vidas e as suas atitudes.
Pode aliviar a possibilidade de tédio ainda mais mudando a maneira como os alimenta para torná-lo mais desafiador ou transformá-lo num exercício de raciocínio. Pode fazer isso pendurando pedaços de comida em diferentes partes da gaiola e / ou fazendo um espeto com os pedaços de frutas e vegetais.
Os periquitos gostam de comer frutas quentes, então pode considerar aquecê-las antes de servi-las; mas quer esteja a esquentar comida ou servindo comida recém-cozida, certifique-se de que esteja quente.
Alimentos quentes podem queimar as suas línguas e gargantas como as pessoas, mas embora isso possa significar um desconforto temporário para nós, queimaduras de comida podem ferir gravemente um periquito.
Embora artigos gerais como este não devam ser considerados conselhos veterinários de um profissional, resumimos aqui muito do conhecimento comum sobre dietas e necessidades alimentares de periquitos. Certamente, laranjas são alimentadas para os seus pássaros pelos donos de periquitos em todos os lugares diariamente, então deve se sentir confiante ao alimentar o seu periquito com essa fruta.
Lembre-se de preparar bem as laranjas para um consumo fácil, moderar a quantidade dada e depois desfrutar como o seu periquito se delicia com o tratamento atencioso que você lhe ofereceu!