Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Conforme você se acostuma a ter o seu periquito na sua casa, há uma série de pequenas peculiaridades que provavelmente verá neles. Um problema comum que pode notar é que as suas penas vão cair.
Isso pode ser um pouco assustador para alguém que nunca teve um periquito antes, mas geralmente não é um grande problema.
Penas de periquito normalmente caem porque mudam, um processo normal de substituição de penas velhas. Pode ser de uma infeção ou doença, ou o periquito está entediado. As penas devem crescer novamente com tratamento adequado, mas podem precisar de cuidados veterinários se os sintomas piorarem.
Vamos dar uma olhada em alguns dos principais motivos pelos quais o seu periquito perde as penas e algumas das etapas que pode tomar para ajudá-lo quando isso acontecer.
Há uma série de razões pelas quais o seu periquito pode sentir as penas caindo num determinado momento.
A maioria desses casos não é tão grave e não precisa se preocupar com isso.
No entanto, também há momentos em que o periquito pode estar com uma infeção, por isso é importante observar os diferentes motivos e alguns dos sinais a serem observados em cada um deles.
Algumas das razões mais comuns pelas quais o seu periquito pode estar a perder penas incluem:
A razão mais comum para a queda das penas do periquito é a muda.
Há momentos em que o seu periquito perderá algumas das suas belas penas e isso é completamente normal.
Esse período de muda costuma durar dois meses e envolverá uma perda gradual da maioria das penas à medida que as novas crescem.
Não é incomum que os periquitos ajudem nesse processo quando se alisam e arrancam as penas mais velhas para se manterem limpos.
Se a muda é a razão pela qual o seu periquito perde penas é devido à muda, deve conseguir ver as penas dos alfinetes, ou algum novo crescimento pontiagudo, no topo da sua cabeça, onde ele não pode alcançar para consertar o problema.
No entanto, se você observar que a ave continua a perder penas após o término do período de muda, é provável que haja outra causa para a perda de penas.
Só porque o periquito tem muitas penas para ajudar a se proteger, isso não significa que parasitas e doenças de pele também possam causar muitos problemas.
Embora isso seja raro, é possível que os pássaros sejam atacados por piolhos, pulgas e outros pequenos insetos. No processo, eles podem perder algumas das suas penas.
A perda de penas que acontece perto do pescoço ou da cabeça é um sinal de que eles têm algum tipo de infeção fúngica, como micose.
Verifique se há outros sinais de que o seu periquito pode estar com um problema interno. A diarreia é um sinal frequente que algo acontece com o seu pássaro.
Em alguns casos, a infestação do parasita e a infeção fúngica podem causar coceira e coceira no periquito. Não é incomum para o periquito ficar frustrado o suficiente para puxar as suas próprias penas para obter algum alívio no processo.
O seu veterinário pode fazer alguns testes no pássaro para ver qual praga incomoda antes de fornecer o tratamento certo para combater aquela infeção ou parasita específico.
Se o seu periquito teve alguma anomalia no bico que percebe com a perda severa de penas, então pode ter uma doença específica conhecida como bico psitacídeo e doença das penas, ou PBFD.
Este é um tipo de doença viral potencialmente fatal para uma ave fraca ou jovem, portanto, é algo que eles precisam levar a sério.
Se tem o seu periquito perto de outra ave que tem PBFD, pode precisar conversar com o veterinário sobre vacinar o periquito contra a doença.
Se o seu pássaro for aquele com PBFD, é uma boa ideia isolá-los de quaisquer outros pássaros, mesmo pássaros da mesma casa, para garantir que o vírus não seja capaz de se espalhar.
Mesmo após melhorarem, pode ser necessário mantê-los isolados por um pouco mais de tempo, caso ainda estejam doentes.
Na maioria das vezes, a perda das penas ocorre porque o seu pássaro muda. Mas pode acabar sendo uma das outras opções também.
No entanto, se você não conseguir descobrir porque o periquito perde as penas, pode ser devido à ansiedade ou ao tédio.
Pense se mudou algo na sua rotina recentemente.
Assim como algumas pessoas, os pássaros podem ser mais sensíveis emocionalmente do que outros. Algo tão simples como uma pequena mudança na sua rotina diária ou dieta pode detonar o pássaro.
Se algo mudou no dia a dia do periquito, então este é um sinal de que precisa apenas dar-lhes algum tempo para se ajustarem.
Se eles não parecem estar a melhorar, então é hora de voltar e ver se isso deixará o periquito mais confortável com o ambiente.
Em alguns casos, pode precisar estar ciente do seu pássaro e determinar se algo causa ansiedade.
O tédio pode fazer com que o pássaro se auto-mutile quando não lhes dê atenção suficiente ou brinquedos para brincar.
Isso é mais frequentemente visto num pássaro deixado sozinho o dia todo na gaiola enquanto está no trabalho. Isso pode deixá-los entediados e eles podem procurar algo para mantê-los ocupados.
Encontrando novos brinquedos ou ter alguém para brincar com eles durante o dia pode ajudá-los a ficar felizes e evitar esse problema.
A perda de penas é completamente normal na maioria das vezes. Se o pássaro perde penas porque muda, isso é normal.
E como esse é o motivo mais comum pelo qual o seu periquito perde as penas, isso é considerado normal.
A maioria dos proprietários de pássaros não precisa se preocupar quando perceber algumas, ou até mesmo algumas, das penas caindo do seu periquito.
Preste atenção em como o pássaro reage quando começa a perder as penas. Se você notar algumas pequenas penas entrando onde as antigas foram perdidas, isso é um sinal de que o pássaro muda.
Se o pássaro for deixado sozinho o dia todo e não tiver muitos brinquedos, é provável que esteja a perder as penas porque está entediado e puxando-as para fora.
Quando a ave coça e coçando com frequência, isso pode significar que a ave está com uma infeção.
Tudo depende da situação ao redor do pássaro e do que pode estar a fazer com que eles ajam dessa forma. Preste atenção ao seu periquito para ver quais sinais eles emitem para você.
O motivo mais comum para o periquito perder as penas é a muda. Este é simplesmente o processo em que o pássaro perde penas e cresce em algumas novas.
É semelhante à queda que verá em cães e gatos, mas é mais percetível por as penas serem geralmente maiores e muitas podem cair em simultâneo.
Poderá ver novas penas crescendo atrás das outras que caem.
Isso ajudará a manter o periquito saudável e pode fornecer algumas cores bonitas à mistura também.
Contanto que perceba as novas penas chegando, não há nada para se preocupar com a perda de penas e o seu pássaro.
Se você não vir as novas penas entrando logo após as antigas terem caído e notar que o seu periquito parece agitado ou coçando um pouco, então este é um sinal de que precisa examinar uma infeção ou outro problema com eles.
Um veterinário é uma das melhores escolhas aqui porque eles sabem o que procurar e podem fornecer alguns tratamentos para torná-lo melhor.
Na maior parte, a perda de penas no seu periquito será normal. Eles precisam passar pelo processo de muda para que novas penas se sintam bem.
Não há nada com que se preocupar e, mesmo quando o periquito mexe nas penas, é só ele ajudando.
Se você suspeitar haver outra razão para o seu periquito estar a perder as penas, pode ser hora de falar com o veterinário para ver se há uma infeção ou outra doença que esteja a causar o problema.