Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Porque o meu peixe Betta vermelho fica azul

Porque o meu peixe Betta vermelho fica azul?

Quando foi à loja de animais para comprar um peixe-beta, ele estava vermelho e agora fica azul. Existem algumas razões pelas quais esses peixes podem mudar de cor. Principalmente, isso se deve ao fato dos seus peixes não viverem nas condições corretas do tanque, causando stresse. O seu peixe pode estar stressado devido a muitas razões diferentes, mas tudo se resume à criação.

9 possíveis razões para o seu peixe ficar stressado e mudar de cor

  1. Má qualidade da água
  2. Tipo errado de comida
  3. Temperatura da água inadequada
  4. Mais assistido
  5. Doença
  6. Parasitas
  7. Infeção
  8. Iluminação inadequada
  9. Peixe exigente
  10. Gene de mármore

A maioria desses problemas pode ser facilmente corrigida apenas limpando e alterando a água no tanque para as configurações corretas. Se o seu peixe parecer doente, entre em contacto com o veterinário especializado em peixe local ou a loja de peixes local para obter ajuda.

O que é pecuária?

A pecuária tem a ver com o tipo de ambiente que configurou para seus peixes. Ao manter os peixes, é importante tentar replicar o seu habitat, fornecendo as necessidades de iluminação corretas e a temperatura da água adequada. Quanto mais próximo de replicar todos os aspetos do ambiente natural do seu peixe, maior a probabilidade de eles prosperarem.

Isso significa iluminação adequada, alimentos específicos e espaço suficiente para crescer e se movimentar. Estes são todos os diferentes aspetos dos peixes mantendo essa criação de maquilhagem.

1. Má qualidade da água

A má qualidade da água é sem dúvida a razão mais comum de os peixes ficarem stressados ​​e mudarem de cor. Os peixes são sensíveis às mudanças no equilíbrio do PH e aos produtos químicos na água.

Lembre-se, os peixes comem, nadam, fazem xixi e cocó na mesma água, então se não for trocado regularmente, as coisas podem ficar desagradáveis ​​muito rápido. Se a qualidade da água ficar má o suficiente, os seus peixes ficarão e stressados, pararão de comer e até mudarão de cor. 

Isso ocorre por a amónia ser um dos produtos químicos encontrados na urina dos peixes e, quando os seus níveis ficam muito altos, faz com que os seus peixes se sintam mal. 10 a 15 por cento de trocas de água são semanalmente recomendados.

2. Tipo errado de comida

Um erro muito comum, especialmente com criadores de peixes iniciantes, é alimentar o tipo errado de alimento. Há muitas opções disponíveis, portanto, ficar confuso sobre qual alimento o seu peixe pode precisar é compreensível. Alimentar o tipo errado de comida pode fazer com que os seus peixes fiquem com fome e stressados.

Que tipo de alimento deve fornecer?

A melhor coisa que pode fazer é ter certeza de ler o rótulo. A maioria dos fabricantes de alimentos para peixes lista para quais espécies de peixes seus alimentos específicos são feitos. Encontre aquele que diz que é para um betta. Certifique-se sempre de alimentar as espécies corretas. Alimentos feitos para peixes de água salgada podem não conter todos os nutrientes suficientes que um peixe betta pode precisar.

3. Temperatura da água inadequada

Manter a água no seu tanque o mais próximo da temperatura que os seus peixes experimentariam na natureza é o ideal. A maioria dos peixes betta parece se dar melhor num tanque que fica entre 74 e 80 graus Fahrenheit.

A sua água está muito fria?

Quando a temperatura no aquário do seu peixe começa a cair abaixo de cerca de 74 graus Fahrenheit, o seu metabolismo também começa a cair. Bem, desacelerar realmente. Os peixes não regulam a temperatura interna do corpo como os humanos, dependendo da temperatura ambiente da água para mantê-los confortáveis.

Quando a temperatura corporal de um peixe cai abaixo do seu nível operacional ideal, eles começam a se sentir sonolentos e lentos. Eles não vão nadar tanto, portanto, realmente sentirão a necessidade de comer.

Se este problema não for resolvido rapidamente, pode levar à fome. Lembre-se, nunca quer mudar nada rapidamente num aquário, porque ao contrário do oceano, ou de um lago onde há abundância de água, os seus aquários de sistema fechado, com uma quantidade muito menor de água, responderão muito mais rapidamente à mudança, e o seu peixe pode não tolerá-lo muito bem.

E se a temperatura da água estiver muito quente?

Ter a temperatura no aquário do seu peixe muito quente pode ser tão ruim, se não pior do que tê-lo muito frio. Quando a temperatura da água sobe acima de uma temperatura confortável para seus peixes, eles podem se tornar hiperativos. Pode parecer melhor do que lento ou sonolento, como quando a água está muito fria, mas, na verdade, é muito perigoso.

Quando o seu peixe betta fica hiperativo, ele também está se stressando, porque quanto mais quente a água fica, mais difícil se torna para o peixe absorver oxigénio. Esse sentimento é muito stressante e pode definitivamente fazer com que o seu companheiro aquático pare de comer.

4. Sendo vigiado

O habitat da maioria dos peixes betta está em lugares onde eles podem precisar vigiar e ter um lugar para se esconder de presas maiores. Se eles não tiverem um local adequado para se esconder e se sentirem seguros, os seus peixes podem começar a se stressar. Imagine-se deitado no meio da rua tentando dormir.

O seu peixe sente o mesmo e, assim como com os humanos, os peixes também precisam de uma certa quantidade de sono para se manterem saudáveis. Fornecer cavernas aquáticas ou vegetação densa é a melhor maneira de fazer com que os seus peixes se sintam seguros. Quanto mais tempo os seus peixes ficarem stressados, mais propensos a, doenças eles podem se tornar.

Porque o meu peixe Betta vermelho fica azul 2

5. Doença

É importante perceber que a doença é simplesmente o estado não natural onde o corpo se encontra. Assim, doenças podem não significar necessariamente doença, apenas significa que algo fisicamente, quimicamente ou mesmo está mentalmente errado.

Mas algumas doenças, como Ichthyophthirius multifiliis, afetam as partes externas do corpo, mas podem fazer com que os seus peixes se sintam mal. Ich é quase sempre fatal se não for tratado. Outro aspeto perigoso do ich é sua capacidade de se espalhar. É incrivelmente contagioso, sendo absolutamente imperativo não jogar o peixe na retrete ou no ralo, pois pode introduzir uma doença mortal num ecossistema muito delicado.

6. Parasitas

Infelizmente, mesmo que os seus peixes vivam debaixo d’água, eles ainda são suscetíveis ao seu próprio tipo de parasita. Os Monogeneanos, copépodes parasitas e até mesmo sanguessugas podem ser transportados por peixes, e qualquer um deles pode fazer o seu peixe se sentir mal. Parasitas são qualquer coisa que vive num hospedeiro ou dentro dele e se alimenta dele.

Quando a maioria das pessoas pensa num parasita, pensa automaticamente em algum tipo de ácaro. Na verdade, pequenos organismos unicelulares, chamados protozoários, só podem ser vistos através da lente de um microscópio, mas podem fazer com que os seus peixes se sintam realmente doentes.

7. Infeção

Às vezes, quando os peixes contraíram algum tipo de parasita, eles se tornam mais suscetíveis a infeções. Os parasitas se alimentam da nutrição do seu hospedeiro, então, ao fazer isso, eles também tornam o sistema imunológico do hospedeiro mais fraco, permitindo assim que as infeções se instalem.

Os seus peixes nadam para dentro e para fora de pequenas fendas o tempo todo, e às vezes eles podem sofrer um pequeno arranhão ou corte de uma rocha afiada. Normalmente, esse pequeno arranhão passa despercebido, mas se um parasita enfraqueceu o seu sistema imunológico, esse pequeno arranhão pode se tornar uma infeção grave.

As infeções fúngicas são muito comuns em peixes betta. Barbatana de algodão (doença do algodão), afeta as barbatanas e a boca dos peixes infetados. A barbatana de algodão é assim chamada porque cresce numa massa branca e fofa, nas barbatanas e/ou ao redor da boca. É Geralmente encontrado onde uma infeção, parasita ou lesão estava presente. É um fungo de crescimento rápido e extremamente contagioso que pode matar um aquário inteiro se não for tratado.

As infeções bacterianas são sempre uma preocupação para os criadores de peixes. A Aeromonas é uma pequena bactéria particularmente má, que parece ser mais prevalente em peixes de água doce. A Aeromonas, como a maioria das outras bactérias, prospera em aquários onde a qualidade da água é muito baixa e os peixes têm má nutrição. Essas condições tornam muito fácil para as bactérias prosperarem no seu hospedeiro e podem levar à morte.

Os sinais de infeção incluem, mas não estão limitados a, olhos esbugalhados (exoftalmia), ascite (acúmulo de líquido no abdómen ou barbatanas irregulares e não saudáveis. Trocas de água semanais, combinadas com o uso de água RODI (osmose reversa deionizada) de qualidade, podem significativamente diminuir o surto da maioria das infeções fúngicas e bacterianas. Manter a água limpa pode realmente fazer a diferença no apetite do seu peixe.

8. Iluminação inadequada

Pode pensar que, desde que deixa a luz do quarto acesa, os seus peixes recebem luz suficiente, certo? Errado. Isto é especialmente verdade com aquários de recife.

Já reparou como as cores dos peixes de recife são geralmente muito mais brilhantes e ousadas do que as cores encontradas em peixes de água doce?

Algumas dessas cores não são realmente pigmentadas, mas, na verdade, uma bactéria viva. Essas bactérias vivem dentro do seu hospedeiro, mas também oferecem nutrientes benéficos a ele. Dessa forma, as bactérias não são consideradas parasitas, pois fornecem benefícios umas às outras.

Essa relação é chamada de Simbiose. Essas bactérias, porém, dependem de um espectro de luz específico para prosperar e ser saudável. Usar uma lâmpada que não emite esse espectro único pode levar ao subdesenvolvimento dessas bactérias e fazer com que os seus amigos aquáticos se sintam mal. Lembre-se, eles precisam um do outro para serem saudáveis, então o que quer que aconteça com um, afetará o outro.

Portanto, é muito importante ler os rótulos e até pesquisar os peixes que manterá, para garantir que os seus peixes estejam a receber a iluminação adequada. A maioria dos fabricantes de lâmpadas terá uma lista de espectros de luz que a sua lâmpada consegue emitir.

9. Os seus peixes não gostam da comida

Pode não parecer que os peixes sejam exigentes com o que comem, mas podem ser teimosos e não comer a ponto de morrer de fome, se necessário. Foi observado por criadores de peixes que só queriam dar a seus peixes algo diferente para comer. Misture um pouco.

Os seus peixes vão pegar a comida, apenas para imediatamente cuspi-la novamente. O peixe vai literalmente cuspir a comida e não dará outra mordida.

Superalimentação

Também deve evitar a superalimentação. Às vezes, o seu peixe pode não comer, porque já está cheio. Quando superalimenta, também deixa mais comida não consumida no tanque para se decompor, causando más condições da água, levando os seus peixes a se sentirem doentes.

Água suja significa peixe insalubre. Portanto, se você notar mais detritos (alimentos não consumidos) no tanque, seria recomendável encontrar alimentos mais atraentes. Encontre algo que eles estejam animados para comer. Quando você encontrar algo, o seu peixe gosta de comer, saberá imediatamente.

Quando os peixes gostam que comem, geralmente parecem hiperativos, nadando enquanto comem, como fariam na natureza. Muitos peixes de recife são capturados em recifes naturais e ainda mantêm os seus instintos selvagens.

Leia também o rótulo. Certifique-se de que determinado alimento é adequado para sua espécie. Algumas espécies requerem nutrientes específicos que apenas um alimento geral em flocos ou pellets pode não fornecer. Algumas espécies aquáticas, como baiacu, peixe-leão e enguias, requerem dietas inteiras de carne.

Lula picada, camarão inteiro e krill inteiro são alimentos normais na dieta desses peixes. Um alimento granulado não forneceria a quantidade adequada de proteína necessária para prosperar, e também essas espécies usam a casca desses crustáceos para manter os seus dentes afiados. Se os dentes não ficarem no chão, eles podem crescer demais, impossibilitando o peixe de comer.

10. Gene de mármore

Peixe Betta pode ter um gene mármore. Embora isso não seja comum, pode fazer com que eles mudem de vermelho para vermelho de mármore para azul. Muitos criadores de betta tentarão criar os seus peixes para ter esses genes que mudam de cor

Porque o meu peixe Betta vermelho fica azul 3

Pensamentos finais

Existem todos os tipos de razões pelas quais o seu peixe betta pode estar a mudar de vermelho para azul. A maioria dos quais pode ser resumido numa palavra, criação.

A criação afeta todos os aspetos da vida do seu peixe. Qualidade da água, iluminação, comida, temperatura da água, todas essas coisas compõem a criação, e o desequilíbrio de qualquer uma delas pode resultar no seu peixe ficar stressado e mudar de cor.

Ao criar peixes, é importante manter um equilíbrio entre todas essas coisas, e quanto mais natural for para o seu peixe, maior a probabilidade de ele crescer e ser saudável. Portanto, alimentando a comida apropriada e mantendo um ambiente saudável, dá ao seu peixe a oportunidade de se manter saudável. Além disso, ninguém quer olhar para um tanque sujo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *